top of page

Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI)

O quê hoje é conhecido como Doutrina Social teve sua origem em meados do século XIX, período marcado pela industrialização e aparecimento de um sistema brutal focado principalmente no ganho de capital, uma espécie de economia que aniquila os seres humanos, oferecendo trabalhos duros com salários de miséria ou até sem condições nas instalações.

Muitos cristãos ajudaram com grande empenho no resgate destas pessoas e desenvolveram ideias a fim de agirem social e politicamente contra a injustiça. O marco referencial se dá com a Encíclica Rerum novarum (RN) do Papa Leão XIII em 1891, expressando a preocupação com a realidade social, principalmente com o mundo do trabalho e a degradação da vida que aumentava a partir das péssimas condições de vida dos trabalhadores. Escreveu ele: "Retirar ao operário o seu merecido salário é um pecado que brada aos céus."

Outros importantes documentos e encíclicas foram elaborados pelos anos seguintes, em destaque ao Compêndio da Doutrina Social da Igreja em 2004, importante conjunto e referência do ensinamento social da Igreja realizado a pedido do grande São João Paulo II. Este instrumento fundamental de estudo possui conteúdo que deve ser conhecido e divulgado em toda a sociedade civil. Toda a base da Doutrina Social se dá na Revelação contida nos textos bíblicos (Antigo e Novo Testamentos, com destaque à Boa Nova dos Evangelhos), além dos textos da Patrística e ensinamentos do Magistério eclesial ao longo da história até a atualidade.

A proposta humanista e os princípios encontrados na Doutrina Social (Bem Comum, Personalidade, Solidariedade e Subsidiariedade) reforçam ainda mais que o ensinamento da Igreja existe para promover a justiça e o bem a toda humanidade! Ela é a afirmação da consciência de que o anúncio da mensagem de Cristo não pode ficar preso aos limites eclesiais, e que o Evangelho deve contribuir para que realidades de pecado social sejam transformadas em realidades de vida plena.

A Doutrina Social não é uma doutrina acabada e fechada, mas sim em constante evolução e desenvolvimento. Frente ao desafio de encontrar novas respostas para as questões sociais do nosso tempo presente, a Doutrina Social sempre terá sua base segura no próprio Evangelho, livre de qualquer ideologia humana, pois Jesus Cristo é em pessoa a própria Doutrina Social de Deus!

bottom of page